A eduCAT é uma grande empresa do ramo de tecnologia voltada para a área educacional. Por isso, ela possui parcerias extremamente valiosas em todo o território nacional, principalmente dentro da área da saúde. No estado de Minas Gerais, uma de suas parcerias mais longínquas é com a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, conhecida como FCM-MG ou CMMG.

Por se tratar de uma instituição de ensino muito respeitada em Minas Gerais, com mais de 70 anos de atuação, a CMMG tem um compromisso com o crescimento e com o avanço de seu processo pedagógico. Ademais, a instituição possui um grande cuidado com a qualidade do ensino que oferece que resultará na formação dos seus alunos. Desse modo, a CMMG está sempre buscando inovação nos seus métodos de ensino para melhor aprendizagem do seu corpo discente.

Por isso, hoje, a CMMG está à frente quanto ao quesito inovação em avaliações. Porém, ela não está sozinha nesta jornada. 

Juntamente com o auxílio da eduCAT, a CMMG vem se aprimorando com as análises psicométricas dos resultados obtidos durante as aplicações. Com isso, nos últimos 5 anos, a instituição conseguiu desfrutar da modernização e digitalização do ensino em suas diversas facetas, principalmente quando tratamos da formulação e aplicação de provas, tanto no modelo tradicional como no novo formato eletrônico.  

Ensino da CMMG vinculado às soluções eduCAT

O mês de abril de 2022 foi marcado na CMMG por uma sequência de provas para as áreas de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia. Ademais, todas as provas deste período tiveram a intervenção da eduCAT. A empresa disponibilizou suas plataformas que auxiliam a IES em diversos aspectos, como:

  • gestão dos banco de questões;
  • montagem dos instrumentos; 
  • na aplicação da prova pela plataforma eduCAT Exams
  • nas análises estatísticas geradas ao final da aplicação das provas.

Durante este período, a equipe eduCAT esteve presente e conversou com o Núcleo de Avaliação Educacional da FCM-MG (NAVE) como forma de entender seu impacto no dia a dia da instituição. Para Fernanda Cunha – coordenadora do NAVE , a eduCAT “transforma as [nossas] avaliações em instrumentos mais eficazes no que eles se propõem, que é organizar e gerenciar o conhecimento dos [nossos] alunos”.

Isso decorre devido a integração dos sistemas eduCAT que possibilitam às instituições de ensino a ter em suas mãos uma solução mais completa e que supra todas as suas necessidades no pré-prova, durante a aplicação, na correção do instrumento e na entrega das análises. 

A implementação de provas eletrônicas para o curso de Medicina da CMMG

Durante o mês de abril, a implementação de provas eletrônicas ocorreu gradativamente, sendo as provas realizadas tanto no modelo tradicional e no eletrônico. Assim, a introdução às avaliações eletrônicas aconteceu aos poucos dentro da instituição. O motivo principal foi garantir o sucesso dessa migração, além de prezar por uma adaptação mais sutil para os alunos. 

Desse modo, com a etapa sendo concluída com sucesso, o mês de junho veio com grandes novidades. 

No dia 21 de junho, aconteceu a 1ª rodada de provas inteiramente eletrônicas. Portanto, elas foram aplicadas para os mais de 1700 alunos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas, abrangendo do 1º ao 8º período. A aplicação eletrônica teve como objetivo aferir o nível de assimilação do conhecimento por parte dos alunos. 

Marcela Unes Pereira Renno, coordenadora administrativa e pedagógica do Nave – Núcleo de Avaliação Educacional da CMMG, contou ao portal da instituição sobre a confiança que tem com a plataforma do Exams, utilizada na aplicação, por conta dos computadores permitirem “o acesso somente à prova, pois são bloqueados para o uso de qualquer outro software, incluindo os navegadores de internet, ou seja, eles não conseguem entrar em sites de qualquer natureza”.

Ademais, a equipe da eduCAT esteve presente e apoiou o time do NAVE durante todo o processo de confecção das provas, assim como na sua formulação e na condução da aplicação. A empresa também disponibilizou 500 computadores, garantindo isonomia e alta performance na aplicação.


Trabalho conjunto entre eduCAT e CMMG

No dia 27 de junho começou mais uma rodada de implementação das provas eletrônicas dentro da CMMG juntamente com a eduCAT. Segundo Izadora Rodrigues, coordenadora de relacionamento ao cliente na eduCAT e auxiliar de aplicação de provas na CMMG, todo o processo “é um trabalho em conjunto entre o time eduCAT, o núcleo de avaliação da CMMG e o corpo docente”.

Assim, a eduCAT auxiliou todo o processo de aplicação das provas eletrônicas para os cursos de Medicina e Enfermagem. Além de contribuir para o crescimento da tecnologia dentro de uma das mais prestigiadas instituições de saúde do Brasil.