Plataforma Multifuncional para Gestão de Questões

Gestão inteligente do banco de questões com o histórico de utilizações, calibração e versões. Registra informações detalhadas durante sua criação e ao longo de suas utilizações.

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+18M

Questões cadastradas

+60

Instituições contempladas

Benefícios do banco de questões

Matriz de Referência

Cria uma estrutura de matriz que permite vincular conhecimentos, competências e habilidades.

Banco de Itens

Vincula o item a matriz de referência e acumula parâmetros estatísticos ao longo de sua utilização.

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Encomenda de Itens

Gestão de elaboradores externos e internos e demandas solicitadas a eles para construção do banco de itens.

Validação Automática

Valida automaticamente os itens, informando erros de ortografia, inconsistências na sua construção, detecção de plágio e analisa tecnicamente as alternativas.

Plataforma Educacional Multifuncional

Teste Adaptativo Computadorizado – CAT

Dentro da lógica em sistemas de informação, existe o Teste Adaptativo Computadorizado (CAT – Computerized Adaptive Testing). Esse algoritmo tem a capacidade de oferecer a cada aluno um conjunto de itens calibrados, selecionando-os dentro de um banco previamente constituído. O CAT seleciona os itens do teste de forma adaptativa, seguindo um determinado critério de seleção e considerando as respostas anteriores do aluno avaliado durante a aplicação do teste.

Vantagem do CAT

A principal vantagem de um teste adaptativo é a aplicação de avaliações com maior flexibilidade e adaptabilidade, com significativa redução do tempo e maior precisão na apuração da proficiência do respondente em relação a avaliações que apresentam um número fixo de itens.

Monitorar a aprendizagem em tempo real e de maneira mais individualizada é a ambição de professores e gestores. O teste também pode permitir que os alunos verifiquem seu próprio progresso por meio de autoavaliação.

Vantagem do CAT

A principal vantagem de um teste adaptativo é a aplicação de avaliações com maior flexibilidade e adaptabilidade, com significativa redução do tempo e maior precisão na apuração da proficiência do respondente em relação a avaliações que apresentam um número fixo de itens.

Monitorar a aprendizagem em tempo real e de maneira mais individualizada é a ambição de professores e gestores. O teste também pode permitir que os alunos verifiquem seu próprio progresso por meio de autoavaliação.

FAQ Banco de Questões

A identidade visual do eduCAT Banco de Questões pode ser personalizada?

Sim, a plataforma pode ser configurada para ter a identidade visual do cliente com a personalização de logos e cores.

A plataforma previne itens plagiados?

Sim. A plataforma permite a verificação de suspeitas de plágio na web. Assim, ela fornece um relatório detalhado do conteúdo detectado e armazena  consultas de plágio realizadas no item.

Como é feita a análise dos itens?

O eduCAT Banco de Questões possibilita a interpretação dos resultados com a aplicação das Teorias TCT e TRI.  

A TRI (Teoria de Resposta ao Item) verifica o nível de dificuldade, a capacidade de discriminação e a chance de acerto ao acaso das questões respondidas. Com isso, a plataforma eduCAT consegue analisar os dados e identificar questões consideradas inadequadas para testar o conhecimento dos candidatos. O objetivo é conseguir avaliar mais assertivamente os participantes e, consequentemente, melhorar a qualidade do instrumento de avaliação.

Na TCT (Teoria Clássica dos Testes) os parâmetros utilizados são o nível de dificuldade, a capacidade de discriminação e o coeficiente bisserial. Ela permite à IES analisar os resultados e identificar pontos de melhoria em seu exame. 

Desse modo, ele fornece, por meio das análises estatísticas, elementos para que a instituição trabalhe na formação contínua de profissionais com uma constante evolução de seus cursos e metodologias de ensino e aprendizagem.

Os itens adicionados ao educat banco de questões são revisados?

Sim. O sistema fornece um checklist interativo para o revisor, com as principais recomendações pedagógicas e linguísticas que devem ser consideradas e respondidas durante o seu trabalho.

Ademais, ele permite que o revisor devolva e oriente o elaborador das questões a respeito dos ajustes que devem ser realizados, ou, se habilitado em seu nível de acesso, modifique o item entregue para que não seja necessário devolver ao elaborador.

Como ocorre a montagem dos cadernos?

A construção de instrumentos de avaliação podem utilizar os recursos de montagem de cadernos por Blocos Incompletos (BI) e Blocos Incompletos Balanceados (BIB).

A BIB é uma solução para distribuir um grande número de questões em diferentes cadernos de prova como forma de uniformizar a exposição das questões, visando a obtenção de resultados mais precisos à luz da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

É possível adicionar elementos além de textos?

Sim. A plataforma permite o cadastro de itens de diferentes formatos, como imagens, tabelas, textos em formato Word e HTML, vídeos e áudios. Além destes, também é possível optar por itens de múltipla escolha e/ou discursivos.
Em ambos os casos, o eduCAT Banco de Questões fornece critérios para a adaptação do cadastro de forma a possibilitar a aplicação da prova para pessoas com deficiência (PCD).

Saiba mais sobre o eduCAT Banco de Questões

Agende uma reunião com nosso especialista e entenda tudo sobre nossa plataforma focada na gestão do processo  de avaliação. 

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