+18 milhões de questões cadastradas
Exames inteligentes
O eduCAT Banco de Questões é uma excelente opção para a construção e aplicação de testes, pois proporciona maior precisão na aplicação de uma variedade de itens.
Neste contexto, a solução busca maximizar a precisão entre os itens respondidos e a proficiência do aluno, com maior flexibilidade e adaptabilidade. Desta forma, os resultados obtidos são os mais fidedignos, levando em comparação a medida do que estava sendo avaliado.
Diferentes Formatos, Infinitas Possibilidades
TCT – Teoria Clássica dos Testes
O eduCAT Banco de Questões possibilita a análise dos itens com a aplicação da TCT. Nela, os parâmetros utilizados são o nível de dificuldade, a capacidade de discriminação e o coeficiente bisserial. Ela permite à instituição de ensino analisar os resultados e identificar pontos de melhoria em seu exame.
Desse modo, ele fornece, por meio das análises estatísticas, elementos para que a instituição trabalhe na formação contínua de profissionais com uma constante evolução de seus cursos e metodologias de ensino e aprendizagem.
TRI – Teoria de Resposta ao Item
O eduCAT Banco de Questões também disponibiliza uma análise por meio da TRI.
A TRI verifica o nível de dificuldade, a capacidade de discriminação e a chance de acerto ao acaso das questões respondidas. Assim, a plataforma consegue analisar os dados e identificar questões inadequadas para testar o conhecimento dos candidatos.
O objetivo é conseguir avaliar mais assertivamente os participantes e, consequentemente, melhorar a qualidade do instrumento de avaliação.
Viabiliza a gestão de diversas matrizes de referência diferentes, buscando detalhar as mais diversas áreas de conhecimento, competências e habilidades.
Revisa automaticamente os itens, fornecendo um checklist interativo com recomendações pedagógicas e linguísticas que devem ser consideradas.
Realiza a montagem das avaliações por meio de Blocos Incompletos (BI), Blocos Incompletos Balanceados (BIB), além da montagem do instrumento tradicional.
Estrutura completa para cadastro de diferentes tipos de questões com vínculos a matriz de referência, bibliografia e material para reforço da aprendizagem.
Verifica automaticamente os itens ao serem submetidos na plataforma. Assim, a plataforma consegue detectar possíveis casos de plágio.
Permite o pré-teste dos itens, possibilitando a calibração prévia dos parâmetros estatísticos que garantem a qualidade da questão antes da aplicação oficial.
O Teste Adaptativo Computadorizado – CAT (Computerized Adaptive Tests), é um algoritmo que tem a capacidade de oferecer a cada participante um conjunto de itens calibrados, selecionando-os dentro de um banco previamente constituído. O CAT seleciona os itens do teste, seguindo um critério de seleção pré-definido e considerando as respostas anteriores do participante durante a aplicação do teste.
Sim, a plataforma pode ser configurada para ter a identidade visual do cliente com a personalização de logos e cores.
O eduCAT Banco de Questões fornece informações relativas à identificação, contato, indicação de período de disponibilidade, de designação, registro de ocorrências, controle de produção dos Elaboradores e Revisores, por área de Conhecimento e processo de Avaliação.
Assim, ao concluir a indicação do perfil e número de revisores por item, a plataforma emite uma mensagem para convocação/convite de elaboradores e revisores.
Sim. A plataforma permite a verificação de suspeitas de plágio na web. Assim, ela fornece um relatório detalhado do conteúdo detectado e armazena consultas de plágio realizadas no item.
Sim. O eduCAT Banco de Questões permite a gestão automatizada da encomenda de itens. Assim, elas são passadas a um elaborador, definindo ordens de serviço baseadas em:
O boletim inteligente fornece ao aluno uma análise individual de rendimento e vincula os conhecimentos, competências e habilidades que necessitam de reforço com as ferramentas de aprendizagem fornecidas pela instituição.
A construção de instrumentos de avaliação podem utilizar os recursos de montagem de cadernos por Blocos Incompletos (BI), Blocos Incompletos Balanceados (BIB), além da montagem do instrumento tradicional.
A BIB é uma solução para distribuir um grande número de questões em diferentes cadernos de prova como forma de uniformizar a exposição das questões, visando a obtenção de resultados mais precisos à luz da Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Sim. A solução ensina professores, escolas e sistemas a criar referências de avaliação, sejam elas processual formativa, somativa ou em larga escala. Em todos os casos, elas são referenciadas por determinações legais em padrões de qualidade para que as instituições possam evoluir em seus cursos e metodologias de ensino e aprendizagem.
Sim. O sistema fornece um checklist interativo para o revisor, com as principais recomendações pedagógicas e linguísticas que devem ser consideradas e respondidas durante o seu trabalho.
Ademais, ele permite que o revisor devolva e oriente o elaborador das questões a respeito dos ajustes que devem ser realizados, ou, se habilitado em seu nível de acesso, modifique o item entregue para que não seja necessário devolver ao elaborador.
Sim. A plataforma permite o cadastro de itens de diferentes formatos, como imagens, tabelas, textos em formato Word e HTML, vídeos e áudios. Além destes, também é possível optar por itens de múltipla escolha e/ou discursivos.
Sim. A plataforma fornece ferramentas para controle e elaboração de relatórios financeiros relacionados às encomendas de itens cadastrados, gerando dados para os boletos de pagamento dos itens aceitos, e prazo de pagamento.
O eduCAT Banco de Questões possibilita a interpretação dos resultados com a aplicação das Teorias TCT e TRI.
A TRI (Teoria de Resposta ao Item) verifica o nível de dificuldade, a capacidade de discriminação e a chance de acerto ao acaso das questões respondidas. Com isso, a plataforma eduCAT consegue analisar os dados e identificar questões consideradas inadequadas para testar o conhecimento dos candidatos. O objetivo é conseguir avaliar mais assertivamente os participantes e, consequentemente, melhorar a qualidade do instrumento de avaliação.
Na TCT (Teoria Clássica dos Testes) os parâmetros utilizados são o nível de dificuldade, a capacidade de discriminação e o coeficiente bisserial. Ela permite à IES analisar os resultados e identificar pontos de melhoria em seu exame.
Desse modo, ele fornece, por meio das análises estatísticas, elementos para que a instituição trabalhe na formação contínua de profissionais com uma constante evolução de seus cursos e metodologias de ensino e aprendizagem.
Na eduCAT aplicamos o conceito de “high tech” desde a pesquisa e desenvolvimento até o lançamento de nossas soluções.
Portanto, conseguimos trazer para o mercado a mais avançada plataforma digital com tecnologia de ponta, com foco na inovação tecnológica dentro do setor educacional.
© Todos os Direitos Reservados. EduCAT 2025